Super Compra

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Vida na Terra

  1. Condições que permitem a existência de vida naTerra
    A Terra é o único corpo celeste em que se sabe existirem seres vivos. Segundo os cientistas são certas condições particulares do planeta que permitem a existência de vida.
    A massa e a distância da Terra ao Sol, não só criam condições de vida, mas também geram fenómenos geológicos externos e internos muito diversificados, que conduzem ao desenvolvimento de uma série de ambientes muito variados que sustentam uma enorme diversidade de formas de vida, contribuindo estas também, activamente, para a manutenção desse ambiente de vida.

    As duas características principais da Terra, que determinam as diversas condições para a existência de vida, são a sua massa moderada e a distância a que se encontra do Sol.

    É a massa da Terra, nem muito grande nem muito pequena, que lhe permite, por um lado, ter uma atmosfera, que ficou presa pela gravidade, e por outro, produzir no seu interior uma quantidade de energia que lhe permite ser um planeta com uma grande dinâmica interna, a partir da qual se geram sismos e vulcões, se formam montanhas e se movem os continentes, entre outros fenómenos geológicos.

    Às condições referidas junta-se o efeito da distância da Terra ao Sol. A distância de cerca de 150 milhões de quilómetros faz com que a maior parte da superfície da Terra seja nem muito quente nem muito fria. O nosso planeta localiza-se numa "zona de vida" do Sistema Solar onde a água pode existir no estado líquido. Esta água líquida permitiu a origem e evolução da vida e ainda é, actualmente, o garante da vida na Terra, sendo o principal constituinte dos seres vivos.

    Às condições referidas junta-se o efeito da distância da Terra ao Sol. A distância de cerca de 150 milhões de quilómetros faz com que a maior parte da superfície da Terra seja nem muito quente nem muito fria. O nosso planeta localiza-se numa "zona de vida" do Sistema Solar onde a água pode existir no estado líquido. Esta água líquida permitiu a origem e evolução da vida e ainda é, actualmente, o garante da vida na Terra, sendo o principal constituinte dos seres vivos.
    A água no estado líquido ajuda a manter a temperatura média à superfície da Terra em valores moderados, pois retira dióxido de carbono da atmosfera para a formação de rochas como o calcário.

    O dióxido de carbono, em valores moderados, faz a atmosfera funcionar como um "cobertor" mantendo o planeta relativamente quente, quer de dia quer de noite. Sem este efeito a Terra seria muito mais fria e, provavelmente, os oceanos congelariam.

    Por outro lado, se existisse tanto dióxido de carbono na nossa atmosfera como em Vénus, provavelmente a temperatura da Terra seria de centenas de ºC.

    Assim, a massa da Terra aliada à sua distância ao Sol permitem a existência de água no estado líquido e esta a manutenção de temperaturas compatíveis com a vida... a ligação entre vida e água é tão profunda que... "viemos" da água e a maior parte do nosso organismo é água. 
    Curiosidade:
    Estamos constantemente a ouvir falar do efeito de estufa como algo de perigoso e relacionado com a poluição devida à queima dos combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, que liberta grandes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera, gás que se torna responsável pelo aquecimento da Terra.

    Contudo o dióxido de carbono, em valores moderados gera um efeito de estufa ligeiro que faz a atmosfera funcionar como um "cobertor" que mantém o nosso planeta relativamente quente, o que é indispensável à vida. Trata-se, portanto, de um "bom" efeito de estufa.

    Já em Vénus, podemos observar o "mau" efeito de estufa. A maior parte da atmosfera de Vénus é formada por dióxido de carbono (CO2) – cerca de 95%, algum azoto, vapor de água e ácidos como o sulfúrico e o clorídrico.
    É tão densa e volumosa que é extremamente difícil de observar, mesmo pelas sondas espaciais aí enviadas, como a Magalhães e a Pioneer. Tanto CO2 associado à sua proximidade ao Sol gera um efeito de estufa que determina a existência de temperaturas de cerca de 500 °C junto ao solo… Irrespirável e insuportável!
    0

    Add a comment


  2. 22

    Aqui trataremos de algumas curiosidades sobre o nosso planeta. Como por exemplo, as raras condições que propiciam a existência de vida em nosso planeta e também como é rara a combinações de fatores que a permitem.

Um comentário:

  1. Novo sistema lançado totalmente pronto para iniciar as atividades nos programas de afiliados.

    Você que antes fazia parte do Ganhos Certos, poderá participar em nosso sistema que foi muito melhorado. A forma de cliques mudou e agora os rendimentos diários estão melhores!!!

    Você que já tem blog aprovado na Lomadee venha participar de nosso sistema! Rendimentos muito melhores que outros sistemas (super parceria, ganhos certos, etc)... Ou você que ainda não tem e não sabe sobre oque estamos falando, basta acessar nosso site e veja sobre oque é:

    http://www.webganhos.com.br

    Faça seu cadastro, veja o treinamento, o F.A.Q se quiser, também temos Skype: web.ganhos

    ou acesse e curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/webganhos

    OBS: devido a algumas pessoas que tinham medo de fazer o cadastro porque ainda não conheciam o sistema, diminuímos o formulário de cadastro, agora não é necessário informar o CPF, dados da conta, etc...

    OBS: devido ao limite de nosso servidor, estaremos limitando os cadastros. Portanto se quiser participar faça seu cadastro o mais rápido possível para garantir-se no sistema.

    ResponderExcluir